TORRE DE PISA - FAZER

Ir em baixo

TORRE DE PISA - FAZER

Mensagem por Narrador em Ter Fev 24, 2015 4:05 pm

A Torre de Pisa, na Itália, causa espanto aos turistas que visitam o local pela inclinação acentuada. Segundo o professor Marco Antônio Hansen, da Faculdade de Geologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, um dos principais fatores para a inclinação foi a escolha do lugar onde a torre foi construída.

"O local é instável e possui um grau de compactação extremamente baixo, onde existia antes um banhado", informou.
Hansen contou que, à medida que a obra ia avançando, os engenheiros tentaram endireitar a inclinação, construindo os andares um pouco maiores do lado mais baixo.
Mas a medida não deu certo e só prejudicou a construção, porque aumentou a instabilidade com o excesso do peso. "No princípio, as pessoas pensavam que a Torre de Pisa tinha sido concluída com a finalidade de ser realmente torta, mas a inclinação foi acontecendo gradativamente", destacou.
Para o geólogo, se não forem tomadas medidas de compensação na base, a torre corre um sério risco de desabar dentro de alguns anos.
"Para retomar o equilíbrio, seria necessário fazer um estudo geotécnico mais apurado da área para, talvez, instalar um esquema de pêndulo, acrescentando peso em sua base para contrabalançá-la junto ao terreno."
A Torre de Pisa, que se localiza na praça dos Milagres, em Pisa, na Itália, começou a ser construída em 1174 e foi projetada para abrigar o sino da catedral da cidade. A estrutura começou a inclinar quando três dos oito andares já estavam prontos. A obra foi finalizada em 1350, com 56 m de altura.
Atualmente, a inclinação da torre chega a cerca de 3,97 graus e aumenta em uma média de 20 mm por ano. Um trabalho iniciado na base da estrutura em 1990 conseguiu diminuir a inclinação em 1,3 cm.
avatar
Narrador
Administradores
Administradores

Mensagens : 584

Ver perfil do usuário http://hpuniversidade.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum