PATAGÔNIA - ARG

Ir em baixo

PATAGÔNIA - ARG

Mensagem por Narrador em Sex Fev 06, 2015 12:57 pm


PATAGÔNIA


Saudações; Convidado

A Patagônia é uma espécie de meca dos esportes de aventura. E, de quebra, é um dos lugares mais belos do mundo.
Localizada majoritariamente na Argentina, mas também com uma pequena extensão além da fronteira com o Chile, a região deslumbra por seus cenários ora inóspitos, ora arrebatadores. De um lado, os Andes, gigantes nevados de granito que fazem a alegria de montanhistas, esquiadores ou daqueles que simplesmente amam uma paisagem de cartão-postal. Do outro, a leste, o Oceano Atlântico, gelado por conta das correntes antárticas, mas rico em espécies marinhas, como pinguins, focas, baleias e orcas.

De cara, o primeiro aviso: é impossível conhecer a Patagônia em apenas uma viagem. Seria como explorar toda a Amazônia em apenas duas semanas. Planeje então recortes de trajetos.
Para a maioria dos brasileiros seu batismo patagônico é na estância de Bariloche, na província argentina de Rio Negro. Deslumbrante no verão, quando é possível praticar canoagem e windsurf nas águas do lago Nahuel Huapi, chama mesmo a atenção durante a temporada de esqui, de junho a setembro. De quebra, é uma das pontas das belíssima travessia do lagos andinos, que vai até Puerto Montt, no Chile. Não muito longe dali estão San Martin de Los Andes, uma estância charmosa, e Junín de los Andes. O barato por aqui é montar a cavalo, pratica a pesca com fly ou divertir-se em longas caminhadas em trilhas montanhosas. Na região também fica o Parque Nacional Lanín, mais rústico e menos estruturado que o Nahuel Huapi, mas repleto de belas florestas de araucania, vulcões nevados e lagos cristalinos, como o Huechulafquen.

O segundo destino recomendado é El Calafate, onde se encontra o magnífico glaciar Perito Moreno, uma das vistas mais belas da América do Sul e patrimônio da biosfera. Próximo dali, para estadias prolongadas, estão El Chaltén (terra dos picos Fitzroy e Cerro Torre) e outra maravilha da natureza, as famosas Torres del Paine, no lado chileno da fronteira. Um roteiro para estes três destinos deve ter, no mínimo, um semana e inclui alguns dos mais encantadores trekkings do mundo, com níveis que variam do leve (tomando apenas um par de horas) ou extenuantes, como os clássicos "O" e "W".

O terceiro conjunto de atrações da região são cidades litorâneas e seus parque marítimos. Viedma, Trelew, Comodoro Rivadavia e Río Gallegos são a ponta de lança para observar baleias-francas, leões-marinhos, pinguins de magalhães e pássaros das mais variadas espécies. Do Rio Colorado, ao norte, à Estancia Monte Dinero, próxima ao Cabo Virgenes, no extremo sul, são mais de 1700 km de estradas inóspitas, mas de violenta beleza, ora sob forte chuva e ventos, ora aproveitando um céu de tons inimagináveis de azul. Puerto Madryn é um dos melhoes centros logísticos da área, perfeito para poder explorar a fantástica Península Valdés. Daqui pode-se pegar um caiaque e passear bem próximo os curioso elefantes-marinhos. Outro destino recomendável é o Parque Nacional Monte León, com suas extraordinárias falésias.

Chegou até aqui, então não pode perder os passeios incríveis desta cidade:

CANAL BEAGLE:

Spoiler:
  O Canal de Beagle separa as ilhas do extremo sul do continente da Terra do Fogo, no extremo da América do Sul. Marca também a fronteira entre o Chile e a Argentina. Pode-se navegar pela região, partindo do porto de Ushuaia, em visita a várias ilhas pelo caminho, como a dos Pássaros, Alicia, Bridges e Redonda, onde se avistam lobos marinhos, pinguins, cormoranes e outras aves marinhas. Preferencialmente no verão se chega a estância Harberton, onde viveu o primeiro homem branco na Terra do Fogo.

VALLE TIERRA MAYOR:

Spoiler:
  O Valle Tierra Mayor está localizado a 22 km de Ushuaia, é o centro de esqui mais completo da região, sendo pioneiro na prática e aluguel de wind-ski. Também é possível realizar caminhadas.

OBS: Postagens sem ônus de galeões, porém com possibilidades de encontros com comensais na parte da noite.

CERRO CASTOR:

Spoiler:
Cerro Castor esta localizado a 26 quilômetros de Ushuaia, no deslumbrante Parque Nacional Tierra del Fuego, no Fim do Mundo, inaugurado em 1999. Possui todos os serviços de um verdadeiro centro de esportes de neve. Oferece aos seus praticantes uma variada proposta de pistas e pistas externas ideais para todos os níveis de atletas. A estação de Cerro Castor oferece a temporada mais extensa de toda a América do Sul, oferecendo ótimas condições para a prática de esportes.

A Base
A Base do Cerro encontra-se a somente 195 metros sobre o nível do mar,. E o cume alcança os 1057 metros sobre o nível do mar, uma altura inferior a de outros centros de esquí, evitando os sintomas do mal da altura. A estação intermediaria encontra-se a 480 metros sobre o nível do mar.
A Neve
A qualidade da neve é excelente. A temperatura se mantém estável entre os 4 e -2 graus; impedindo o derretimento dos cristais da neve, evitando a transformação em gelo, originando uma neve em pó de ótima qualidade. Devido a temperatura ser muito baixa e o sol atinge diretamente as pistas já que estrategicamente elas estão localizadas sobre a ladeira sul da montanha, ajudando a conservar a neve melhor e por mais tempo. Desta forma, possibilita que a temporada continue até próximo de outubro em ótimas condições. Sendo assim, é considerada a temporada de esqui a mais extensa de toda América do Sul.

Pistas  de Esquis
Cerro Castor tem uma superfície para a prática de esportes de mais de 18 quilômetros em 19 pistas dividida em principiantes, nível intermediário e avançado. O desnível é de 772 m. Além das atividades de esqui, podem-se fazer travessias nas tradicionais raquetes de neves.

O Centro possui uma pista de competição homologada F.I.S. e uma cabine de cronometragem para a organização de campeonatos nacionais e internacionais. As pistas alternativas são excelentes e muito variadas, ideais para snowboarders ou aqueles que procuram neve virgem ou esqui e snowboard extremo.

Serviços
O Centro de Esqui Cerro Castor possui lanchonetes na base, na parte intermediária e no topo da montanha, ainda no cume da montanha você encontrará um refúgio para se abrigar e descansar antes de mais uma descida. Na costa a 450 metros sobre o nível do mar, tem um amplo restaurante com capacidade para 350 pessoas e 1200 metros cobertos. Além disso, possui uma sala de primeiros socorros com ambulância permanente e uma loja com vestimentas e acessórios na base.

MONTE FITZ ROY OU CERRO CHALTÉN:

Spoiler:
Esta pequena vila turística de 200 habitantes foi fundada em 1985 e se encontra encravada no vale do Rio de las Vueltas, na base do Cerro Fitz Roy. Chaltén ou "montanha que fuma" conforme os índios tehuelches que habitavam a zona, é a Capital Nacional do Trekking e oferece aos turistas uma das paisagens mais belas da Patagônia argentina. Se você for visitar El Calafate, sugerimos que você visite Chaltén. É um passeio ideal para realizar em família e obter as melhores fotos de sua viagem.
Apesar de sua altitude relativamente modesta de 3.375 metros, o Fitzroy é considerado por muitos alpinistas profissionais como o maior de todos os desafios do seu esporte, porque suas paredes verticais requerem técnica impecável para serem conquistadas. Ademais, o clima da região é excepcionalmente ruim e traiçoeiro — fato que já custou a muitos suas vidas.

Além de alpinistas, fotógrafos e outros são atraídos às imediações do Fitzroy pela sua aparência fantástica.

CERRO CHAPELCO:

Spoiler:
O Cerro Chapelco localiza-se a 1.980 metros acima do nível do mar, contando com 22 pistas com vários níveis de dificuldade, espalhados por 140 hectares. São 5,3 quilômetrso de percursos servidos por 11 meios de elevação que podem transportar até 18 mil esquiadores por hora. Além do aluguel de equipamentos e escola de esqui e snowboard, o resort ainda conta com snow park e uma área dedicada ao esqui freestyle. Para os experientes, as rotas fora de pista oferecem powder snow (neve seca) de ótima qualidade, vistas impressionantes do vulcão Lanín -- próximo à fronteira com o Chile -- e condições quase que perfeitas para o snowboard.


HP Universidade
avatar
Narrador
Administradores
Administradores

Mensagens : 584

Ver perfil do usuário http://hpuniversidade.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum